RS não deve ter inverno rigoroso até o próximo dia 10, projeta Metsul

Massa de ar seco vai fazer com que o Estado registre temperaturas acima do normal para a época

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Embora nesta sexta-feira o Rio Grande do Sul tenha começado o mês com bastante frio, esta não vai ser a realidade observada, pelo menos, até 10 de julho, segundo informações da Metsul Meteorologia. O inverno até agora rigoroso está prestes a entrar em um verdadeiro “recesso”. Nesse período, devem predominar dias de temperatura mais alta e acima do normal para esta época do ano.

As máximas na tarde desta sexta já devem ficar perto e até superar 20ºC em um grande número de municípios do Sul do Brasil. A partir deste final de semana sobem também as mínimas que, por muitos dias pela frente, não vão repetir as noites geladas do fim de junho e que marcaram ainda grande parte do último mês.

Uma grande massa de ar seco e mais quente sobre o Brasil vai se intensificar e se expandir na primeira metade de julho. Os efeitos passarão a ser sentidos, também, mais ao Sul do país. Vai se estabelecer um bloqueio atmosférico que deve agir como uma “parede” para as frentes frias e ainda não se antecipa uma massa de ar frio que possa derrubar tão cedo esse bloqueio.

Com o efeito, alguns dias da próxima semana serão quentes. Vai esquentar tanto em alguns dias na semana que vem que é possível que algumas cidades do Rio Grande do Sul tenham máximas perto ou na casa dos 30ºC, principalmente no Noroeste, conforme a Metsul.

No Sul do RS, maior nebulosidade e chuva frequente inibirão aquecimento mais pronunciado. A metade Sul, por conta do bloqueio, deve ter chuva volumosa nos primeiros dez dias de julho, com muita instabilidade na próxima semana. Com a instabilidade alimentada pelo ar quente, trazido por um jato de baixos níveis, há risco de temporais com chuva forte, raios e granizo.

O período de temperaturas maiores deve ter fim em 11 de julho. O modelo europeu sinaliza que ao redor da metade de julho pode haver uma incursão de ar mais gelado, trazendo frio mais intenso.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile