Inaugurada obra de ampliação da Penitenciária de Canoas I

Com investimento de R$ 13 milhões, a expansão possibilitou a criação de 188 vagas para o regime fechado

Foto: Susepe / Divulgação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), inaugurou nesta sexta-feira a obra de ampliação da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) I. Com investimento de R$ 13 milhões, a expansão possibilitou a criação de 188 vagas para o regime fechado, com melhorias também na área de trabalho dos apenados, no pórtico e na área de espera de visitantes.

O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, observou que “a obra de ampliação da Penitenciária de Canoas é o coroamento de uma semana em que dias melhores chegam ao processo de recuperação de pessoas para a nossa sociedade”. Segundo ele, o Complexo da Pecan confirma o seu perfil de cumprimento de pena em um novo patamar, em que se agrega o tratamento penal em saúde, educação e, principalmente, em trabalho”.

Já o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, ressaltou: “estamos entregando 188 vagas qualificadas, numa penitenciária que já é uma referência em trabalho prisional, possibilitando o resgate da cidadania da pessoa presa, podendo ela voltar à sociedade numa condição melhor”. Dentro desse espírito, conclamou a todos os servidores para um “atendimento de qualidade, para entregarmos o que a sociedade espera de nós, a socialização da pessoa presa”.

Por sua vez, o prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, afirmou estar muito feliz por vivenciar este momento, pois “a aposta do município, que utiliza 128 pessoas privada de liberdade do sistema semiaberto, assim como as 30 pessoas do sistema fechado que trabalham para o setor privado” só confirmam “o sucesso de uma parceria que agora vai ser ampliada, proporcionando recursos aos familiares dessas pessoas e criando uma possibilidade de não voltarem ao crime”.

Por último, a diretora da Pecan I, Magda Rosane Pires, destacou: “estamos reafirmando o que levamos muito tempo para conquistar, a ampliação de um espaço de trabalho diferenciado, um investimento com alto retorno à sociedade, porque através do tratamento penal nos tornamos um exemplo para todo o sistema penal do RS, assim como para o Brasil”.

A obra, fruto do investimento do programa Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo, foi iniciada no fim de janeiro deste ano e cumpriu o prazo de cinco meses para sua conclusão. A ampliação total foi de 2.766,93 m², com a construção de seis oficinas de trabalho, uma sala de ferramentaria, cobertura de acesso, uma sala de espera de visitas e uma galeria, além da instalação de um aquecedor de água.

A nova galeria comporta 23 celas coletivas de oito vagas e mais uma para pessoas com deficiência, com quatro vagas. Isso amplia de 393 para 581 a capacidade da Pecan I — um acréscimo de aproximadamente 47% das vagas.

Após os pronunciamentos, autoridades e público participantes do evento foram fazer uma visita às novas instalações da Penitenciária.