IBGE quer apoio policial para a coleta do Censo

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que das 30 cidades que registraram média móvel superior a 100 homicídios para cada 100 mil habitantes entre 2019 e 2021, 13 ficam na Amazônia Legal

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Problemas de segurança pública levaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a buscar apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal para preparar a operação de coleta do Censo Demográfico 2022 na região da Amazônia. A informação é de Eduardo Rios Neto, presidente do órgão censitário.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que das 30 cidades que registraram média móvel superior a 100 homicídios para cada 100 mil habitantes entre 2019 e 2021, 13 ficam na Amazônia Legal. “Um dos problemas é a bandidagem”, disse. Mais de 200 mil trabalhadores recrutados pelo IBGE devem ir a campo a partir de 1.º de agosto para coletar as informações de 76 milhões de lares brasileiros. Rios Neto afirmou que esteve recentemente em Manaus e Parintins, no Amazonas, como parte de uma jornada de visitas a agências do instituto. O presidente do órgão já percorreu quase todas as unidades da federação no esforço de mobilização para os preparativos da coleta do Censo Demográfico.

*As informações são da Agência Estado.