Confiança do comércio sobe 5,1% em junho, aponta CNC

Crédito: Freepick

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu 5,1% em junho deste na comparação com maio e atingiu 122,4 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, o maior nível do indicador desde março de 2020 (128,4 pontos). Os dados divulgados nesta terça-feira, 28, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A confiança do empresário na situação atual subiu 9,9%, principalmente pelo aumento de 12,4% da avaliação sobre o momento atual da economia. As expectativas também cresceram (3,5%), puxadas pela melhor avaliação em relação à economia (4,5%).

As intenções de investimentos tiveram alta de 3,6%, puxada pelos investimentos na empresa (6%) e pela contratação de funcionários (4,2%). Na comparação com junho de 2021, o Icec teve alta de 24,4%, com crescimentos de 57,2% na situação atual, 10,5% nas expectativas e 21,3% nas intenções de investimentos.

Conforme a CNC, o aumento nas vendas mesmo com a inflação persistente e dos juros elevados melhorou a percepção dos comerciantes, que preveem um segundo semestre favorável para o setor. “Medidas de injeção de recursos, como o Auxílio Brasil e os saques extraordinários do FGTS, seguem produzindo efeitos positivos no consumo e viabilizando o pagamento de dívidas”, apontou a economista Izis Ferreira, responsável pelo levantamento da CNC.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile