Pior momento da inflação no país já passou, diz Campos Neto

Crédito: Freepick

O pior momento da inflação no Brasil já passou, disse nesta segunda-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacando que o Brasil está muito perto de finalizar todo o trabalho de elevação de juros para domar a alta de preços. No Fórum Jurídico de Lisboa, Campos Neto disse que as ferramentas do Banco Central vão frear o processo inflacionário, repetindo que grande parte do trabalho do BC já foi feito.

Conforme o executivo, ainda existe no Brasil um componente de aceleração de inflação. “Os últimos dois números foram, acho que pela primeira vez, dentro da expectativa. A gente acha que o pior momento da inflação no Brasil já passou”, disse.

Os números preliminares para a inflação trimestral, conforme relatório do Banco Central, mostram que a previsão é de um IPCA em 11,31% em agosto para um acumulado de 12 meses. A previsão oficial é de que a inflação chegue ao final do ano em 8,8%, bem acima do teto da meta prevista em 5%.

Essa projeção leva em conta um índice de 0,81% em junho, 0,84% em julho e 0,33% em agosto, acumulando um trimestre de 1,99%.