Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta terça após bombardeios russos na Ucrânia

Ao menos 13 pessoas morreram em ataque a shopping nesta segunda-feira

Foto: Ukraine Emergency Ministry Press Service

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir com urgência, nesta terça-feira, a pedido do governo de Kiev, para avaliar os últimos bombardeios russos contra objetivos civis na Ucrânia, informaram fontes diplomáticas nesta segunda-feira.

O disparo de um míssil contra um centro comercial em Kremenchuk, no centro do país, vai ser “o tema principal” do encontro, marcado para as 16h de Brasília, segundo um porta-voz da missão albanesa que falou à Agência France Presse (AFP).

Os “disparos de mísseis contra Kiev” alcançaram no domingo um complexo residencial da capital ucraniana e também serão tema da reunião, disse a fonte. Esses disparos deixaram um morto e 14 feridos, segundo informaram as autoridades poucas horas antes da abertura da Cúpula do G7, na Alemanha, onde onde serão debatidos assuntos relacionados à invasão russa da Ucrânia.

O ataque desta segunda-feira em Kremenchuk deixou 13 mortos e mais de 40 feridos, segundo o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky. Outros oito civis ucranianos morreram e 21 ficaram feridos em um bombardeio russo, também hoje, em Lysychansk, uma cidade junto a Severodonetsk – recentemente conquistada pelas forças de Moscou, anunciou o governador regional. As vítimas haviam saído para buscar água em um depósito local.