Concluída manutenção em estação do Dmae na capital; retorno da água para 11 bairros segue sem prazo

Peça queimou durante a madrugada; em razão do impasse, autarquia cancelou serviço previsto para esta terça

Foto: DMAE/Divulgação PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou ter sido concluída, na tarde desta segunda-feira, a troca de um transformador na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Manoel Elias, que abastece 11 bairros das zonas Leste e Norte de Porto Alegre. De acordo com a autarquia, o sistema entrou em fase de normalização. Em pontos mais altos da rede, contudo, o retorno da água pode levar mais tempo.

“O conserto foi concluído ainda no início da tarde. Depois, a CEEE ligou a energia e, aos poucos, foi retomado o abastecimento, para evitar curto”, informou a assessoria do Dmae.

A peça em questão havia queimado durante a madrugada. Não há prazo exato para a normalização total do sistema. Foram afetados, nesta segunda-feira, moradores dos bairros Mário Quintana, Costa e Silva, Jardim Leopoldina, Passo das Pedras, Vila Safira, Morro Santana, Chácara da Fumaça, Vila das Laranjeiras, Jardim Carvalho, Jardim Itú Sabará e Rubem Berta.

Serviço cancelado nesta terça, na mesma região

Mais cedo, o Dmae informou ter cancelado a manutenção prevista para esta terça, a partir das 8h, no registro do recalque da Estação de Bombeamento de Água (Ebat) Sarandi. O serviço previa atingir parte da mesma área da zona Norte que ficou desabastecida hoje: Costa e Silva, Jardim Itu, Jardim Leopoldina (parte), Morro Santana (p), Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Rubem Berta (p) e Sarandi (p). A nova data da manutenção na Ebat Sarandi vai ser informada com antecedência.