Com apenas uma vitória em oito jogos, Grêmio precisa melhorar desempenho fora de casa na Série B

Tricolor tem aproveitamento de 37,5% em partidas longe da Arena

Janderson marcou o gol de empate do Grêmio contra o CSA | Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ao ficar no 1 a 1 contra o CSA, o Grêmio chegou ao sexto empate fora de casa em oito jogos na Série B do Brasileirão. O Tricolor conquistou apenas uma vitória — contra o Operário por 1 a 0, na 4ª rodada — e ainda foi derrota uma vez — contra o Cruzeiro por 1 a 0. O retrospecto longe da Arena não é nada bom e preocupa: 37,5%.

Os oito confrontos fora de casa:

Ponte Preta 0 x 0 Grêmio — 1ª rodada
Operário 0 x 1 Grêmio — 4ª rodada
Cruzeiro 1 x 0 Grêmio — 6ª rodada
Ituano 1 x 1 Grêmio — 7ª rodada
Vila Nova 0 x 0 Grêmio — 9ª rodada
Vasco 0 x 0 Grêmio — 10ª rodada
Sport x Grêmio — 12ª rodada
CSA 1 x 1 Grêmio — 14ª rodada

Em termos de comparação com adversários que estão próximos na tabela de classificação, o Tricolor tem menos vitórias que o Bahia (com duas) e o mesmo número que o Sport (com uma). A única diferença é que o Tricolor de Aço disputou seis partidas fora de casa, enquanto o Leão da Ilha fez sete jogos.

Após o empate em Alagoas, Denis Abrahão, vice de futebol do Grêmio, reconheceu que está na hora do clube começar a vencer longe de Porto Alegre: “Vexame seria perder. Empatamos. Confesso que nosso objetivo hoje era a vitória, mas não conseguimos. Está na hora do Grêmio começar a vencer fora pelo plantel que tem”. Melhorar os números fora de seus domínios é importante para garantir o acesso para a Série A com mais tranquilidade.

Com 22 pontos, o Tricolor está na 4ª colocação da segunda divisão nacional. Uma vitória do Sport neste sábado, contra o Novorizontino, pode tirar os gaúchos do G4. O próximo adversário é o Londrina na terça-feira, às 19h, na Arena.