Tendências, desafios e oportunidades na produção e comercialização do trigo serão foco dos debates nos dias 28, 29 e 30 durante a realização do Fórum Nacional do Trigo e da 15ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. O Centro de Eventos Complexo Brasil 21, em Brasília, DF, vai reunir os principais atores do trigo no País nas esferas científica, política, agroindustrial e mercadológica. A promoção é da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A programação do Fórum Nacional do Trigo acontece no dia 28 e conta com três painéis: Cenários na produção de biocombustíveis; Cereais de inverno em mercados emergentes; e Expansão do trigo tropical. O evento vai contar com palestrantes e debatedores da BSBios, Conab, AMPLA, ABPA, NK Nutrição Animal, JBS, Abitrigo, Embrapa e do Centro Internacional de Melhoramento de Trigo e Milho (CIMMYT). Para encerrar a programação do Fórum acontece a palestra Tropicalização do Trigo, com o presidente da Embrapa Celso Moretti.
Nos dias 29 e 30, a programação da 15ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale inicia com o painel Oportunidades de expansão com cereais de inverno, trazendo o caso de sucesso no Sul do Brasil: Operação 365 (CCGL Tec); a avaliação de safra nas diferentes regiões tritícolas (CCGL, Ocepar e Atriemg); e os resultados de pesquisa de ganhos com a inserção de cereais de inverno nos cultivos anuais (Embrapa Soja).
Nesta edição, a reunião de pesquisa vai trazer como destaque palestras na abertura de cada subcomissão. Veja quais são os temas que deverão orientar as discussões:
– Na Subcomissão de Fitopatologia e Entomologia o tema será os avanços da ciência para controle da brusone, doença fúngica que ameaça a produção de trigo no mundo. Ainda, as redes de monitoramento de pragas em cereais de inverno. Participam das apresentações pesquisadores do CIMMYT (México), Biotrigo Genética, Embrapa, UFU, Fundação ABC e UFV.
– A Subcomissão de Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes vai discutir o uso de mix de cultivares de trigo para produção de grãos, além da apresentação de novas cultivares de trigo e triticale e extensão de indicação de cultivo em novas regiões. Participam das apresentações Embrapa Trigo, FAPA/Agrária e Universidade do Kansas (EUA).
– Foram agrupadas as subcomissões de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Solos e Nutrição Vegetal; e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. A palestra principal será Trigo BRS 264, o recorde de produtividade no Cerrado. A coordenação será da CCGL Tec e Embrapa.
A coordenação geral do Fórum Nacional do Trigo está a cargo de Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo e o coordenador da 15ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale é o pesquisador Júlio Albrech, da Embrapa Cerrados.
Veja a programação completa no site https://www.reuniaodetrigo.com.br.