Sobe para 14 número de casos de varíola do macaco confirmados no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, três notificações mais recentes, em SP, envolvem pessoas sem histórico de viagem a países onde há surto da doença

Foto: Reprodução/UKSHA

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, mais três casos de varíola do macaco no Brasil, todos envolvendo pessoas sem histórico de viagem recente a países onde há surto da doença. Com as novas notificações, o país soma 14 pessoas infectadas com o vírus monkeypox. Em nota, a pasta informou que os casos mais recentes se referem a pacientes do sexo masculino, com idades entre 24 e 37 anos e residentes no município de São Paulo.

“Os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão. Os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município”, cita o comunicado à imprensa.

Um jovem de 25 anos, morador de Maricá (RJ), havia sido o primeiro caso no país de alguém infectado que não retornou de viagem internacional recente. Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgadas no domingo, o homem afirmou, no entanto, que teve contato com estrangeiros no Brasil.

Os casos confirmados de varíola do macaco foram registrados em São Paulo (10), Rio Grande do Sul (2) e Rio de Janeiro (2).

A doença, que é endêmica em alguns países da África, vem se espalhando pelo mundo em um surto inédito com mais de 3,2 mil casos confirmados fora do continente africano.

Nesta quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde) pediu vigilância e transparência dos países frente ao cenário que envolve a varíola do macaco.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile