Selo Produto Premium Origem e Qualidade destaca azeites selecionados no RS

Foto: EBC/Arquivo

O Rio Grande do Sul avança um passo fundamental na distinção da qualidade do azeite produzido no Estado. O Ibraoliva, instituto que representa os olivicultores locais, em parceria com Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), entrega nesta quinta-feira (23) para 29 produtores o novo Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS. Ao todo, mais de 300 mil garrafas receberão o selo em um setor que no RS registrou um crescimento na safra de 2022 de 122% em relação à de 2021.

Os produtores que se candidataram a receber o selo enviaram ao comitê avaliador documentos e amostras da sua produção. Cada amostra passou por uma análise laboratorial, que requisitou acidez livre menor ou igual a 0,3% entre outros parâmetros de seleção.

Além disso, os produtos enfrentaram uma minuciosa prova sensorial realizada por azeitólogos de diferentes partes do país, em uma mesa coordenada por Marcelo Scofano (RJ) e Sandro Marques (SP), que adotou padrões de qualidade estabelecidos pelo Conselho Oleícola Internacional, entidade situada na Espanha.

Das 81 amostras recebidas, mais de 90% alcançaram os critérios de alta qualidade do regulamento. Entretanto, todas estavam dentro dos padrões exigidos para o produto extravirgem. “De todos os processos nas várias partes do mundo que tenho participado, o percentual de aprovados fica em torno de 70%.

Este resultado comprova a excelência do azeite produzido no Rio Grande do Sul”, destaca Scofano. Dos 29 produtores que solicitaram adesão, todos tiveram azeites habilitados a receber o selo.

O evento será realizado às 14h, no Hall do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Porto Alegre).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile