Porto Alegre: Fundação La Salle é anunciada como organizadora do concurso público da Guarda Municipal

Contratação da empresa aparece no Diário Oficial do município desta quinta-feira

Foto: Robson da Silveira/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que a Fundação La Salle vai organizar o concurso público para o cargo de Guarda Municipal (GM). O Diário Oficial do município desta quinta-feira publicou a contratação da empresa e detalhou os responsáveis pela fiscalização do contrato.

Conforme a Prefeitura, o processo ocorre por dispensa de licitação, com vigência a partir de 21 de junho de 2022 e até 24 meses a contar da homologação do concurso, ainda sem data marcada, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. A expectativa é de que sejam ofertadas cerca de 50 vagas de agente da Guarda.

De acordo com o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, por conta da importância do certame, o edital deve ser publicado nos próximos dias. Já o comandante do órgão, Marcelo do Nascimento, destacou que “a renovação do efetivo da Guarda Municipal é a confirmação da importância dada pelo governo municipal à segurança e paz social da cidade”.

Vandalismo

A realização do concurso para a renovação do efetivo da Guarda Municipal é uma das iniciativas para minimizar os ataques, principalmente em espaços públicos, no município.

Em entrevista à Rádio Guaíba, no início de junho, o secretário municipal de Segurança, coronel Mario Ikeda, reconheceu que a Guarda Municipal é sobrecarregada pela demanda,  mesmo tendo registrado um aumento de 63% nas prisões nos primeiros quatro meses de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na oportunidade, o titular da Pasta também lembrou que no ano passado os vereadores aprovaram um projeto de lei que fixa em 25 anos a idade máxima para ingressar no órgão, com o objetivo, de renovar o efetivo, cuja idade média é de 52.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile