Grêmio só empata com CSA em Alagoas e se vê ameaçado no G4 da Série B

Tricolor pode ser ultrapassado pelo Sport até o final da rodada

Jogo foi válido pela 14ª rodada da Série B | Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação / CP

O Grêmio não deslancha na Série B. Em nova oportunidade, o Tricolor só conseguiu empatar com o CSA por 1 a 1 na noite desta quinta-feira, no estádio Rei Pelé, em Alagoas, pela 14ª rodada. O resultado mantém o time gremista no G4, mas ameaçado. Em caso de vitória do Sport contra o Brusque, no sábado, na Ilha do Retiro, às 18h30min, a equipe será ultrapassada.

Depois de serem dominados em um primeiro tempo ruim, os comandados de Roger Machado foram para o vestiário “celebrando” estar perdendo “só” por 1 a 0. O volante Geovane abriu o placar de cabeça aos 21 minutos. Na volta do intervalo, no primeiro lance, o ponta Janderson igualou o placar. Na reta final, os dois times trocaram golpes e desperdiçaram oportunidades, ainda que com uma singela melhora gremista.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Londrina, terça-feira às 19h. Para além do acesso, a equipe pode ver outros concorrentes por vagas como Bahia, Vasco e Cruzeiro abrirem maior distância até o final da rodada.

CSA amplamente superior

O Grêmio viveu 47 minutos terríveis em Alagoas na etapa inicial. Envolvido desde o primeiro minuto pelo CSA, o Tricolor “agradeceu” ter ido ao intervalo somente em desvantagem por 1 a 0. Os donos da casa pressionaram e desperdiçaram chances, enquanto o time gaúcho teve dificuldade em acertar passes simples e sofreu com “escorregões” dos jogadores no campo.

O gol do Azulão nasceu de um erro do goleiro Gabriel Grando e do zagueiro Pedro Geromel. O defensor recuou para o arqueiro, que escorregou debaixo das traves e viu o atacante Osvaldo conseguir um escanteio. Na cobrança, aos 12 minutos, o volante Geovane apareceu sozinho para desviar de cabeça para o fundo das redes.

O time de Roger Machado tentou reagir e quase igualou o marcador em dois momentos, mas parou em Marcelo Carné. Os zagueiros adversários erraram e a bola sobrou limpa para o volante Lucas Silva. Ele soltou uma bomba da entrada da área e o goleiro evitou o empate aos 14 minutos. A resposta dos alagoanos chegou rapidamente. O atacante Osvaldo bateu da entrada da área e Grando defendeu no canto.

Com a vantagem, o CSA recuou. Porém, seguia criando chances nos contragolpes. Aos 21 minutos, foi a vez do atacante Rodrigo Rodrigues avançar livre até a área e chutar por cima do gol de Grando. Aos 22 minutos, aconteceu a melhor oportunidade gremista. O atacante Diego Souza parou em cabeceio nas mãos de Carné, depois de boa jogada do lateral Rodrigo Ferreira. O avançar do relógio passou a manter o CSA dentro do campo gremista, sem efetividade.

Tricolor melhora e iguala

Roger promoveu uma mudança de peças e esquema. O zagueiro Natã deixou o campo para a entrada do meia Campaz. O time passou a atuar no 4-3-3 e o recomeço foi o melhor possível. Com menos de um minuto, Biel entrou bem pela esquerda, cruzou, o zagueiro cortou mal e Janderson entrou rasgando da direita para igualar o escore.

O empate fez o Azulão se soltar mais ofensivamente, impulsionado pelos torcedores. A pressa motivou erros. Aos 12, Giva errou e ela sobrou para Janderson. O ponta avança para cima da defesa, dribla e finaliza em cima do zagueiro de dentro da área. A pressão tricolor cresceu. Aos 19 minutos, o atacante Diego Souza arriscou uma bomba de fora e o goleiro Carné apareceu para salvar no canto.

As primeiras mexidas gremistas aconteceram aos 22 minutos. O volante Sarará e o improvisado Jonatha Varela entraram nas vagas de Lucas Silva e Rodrigo Ferreira. Os donos da casa avançaram suas linhas e ameaçavam, ainda que sem efetividade. Aos 34 minutos, novas alterações: os atacantes Elias e Emerson entraram nas vagas de Biel e Janderson. O Grêmio mudou sua postura. Nicolas levantou da esquerda e Diego Souza cabeceou para fora.

A reta final teve chances de lado a lado. Aos 39 minutos, Lucas Barcelos encontrou o travessão em cruzamento direto para o gol. Após, foi a vez do goleiro Grando evitar novamente a tentativa de Lucas Barcelos. Ele entrou livre pela marcação e soltou o chute. No contra-ataque, o Tricolor assustou. Elias deu passe para Campaz. Nas costas da defesa, o colombiano driblou o goleiro, mas finalizou em cima do zagueiro Léo. Apesar das tentativas e do estilo franco, o placar se manteve igual até o apito do árbitro.

Campeonato Brasileiro Série B – 14ª rodada

CSA 1 

Marcelo Carné; Lucas Marques, Wellington, Lucão e Diego Renan; Geovane (Luiz Henrique), Giva Santos, Gabriel (Leo) e Lourenço (Marco Túlio); Osvaldo (Lucas Barcelos) e Rodrigo Rodrigues (Bruno Mezenga). Técnico: Alberto Valentim.

Grêmio 1 

Gabriel Grando; Natã (Campaz), Geromel e Bruno Alves; Rodrigo Ferreira (Jonatha Varela), Lucas Silva (Sarará), Bitello e Nicolas; Janderson (Emerson), Gabriel Teixeira (Elias) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.

Gols: Geovane (12min/1°T) Janderson (01min/2°T)
Cartões amarelos: Sarará e Jonatha Varela (Grêmio) Leo (CSA)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Local: Estádio Rei Pelé, em Alagoas (AL)
Data e hora: 23/06, quinta-feira, às 21h30min

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile