Comitê da OMS se reúne para discutir se varíola do macaco é emergência de saúde

Decisão será tomada pelo diretor-geral da entidade após ouvir especialistas de diversos países

Comitê vai elaborar parecer para o diretor-geral da OMS. Foto: Christopher Black/OMS

Integrantes de um Comitê de Emergência criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para discutir o surto de varíola do macaco estão reunidos pela primeira vez nesta quinta-feira (23), em um debate que deve definir se a doença se torna uma ESPII (Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional).

Os especialistas vão fornecer à OMS e aos Estados-membros conselhos e recomendações sobre a melhor forma de prevenir e reduzir a propagação da doença, que já avançou para mais de 40 países desde o início da maio.

A decisão final caberá ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Todavia, qualquer anúncio oficial não será divulgado antes de sexta-feira (24), segundo a entidade. Os critérios analisados pelos especialistas envolvem os riscos à saúde humana, de disseminação internacional de interferência no tráfego interacional.

Na semana passada, o assistente do diretor-geral para emergências, Ibrahima Socé Fall, havia dito que o risco da varíola do macaco no continente europeu era alto, mas moderado no restante do mundo.

“Obviamente não queremos esperar até que a situação esteja fora de controle para declarar uma situação de preocupação internacional”, acrescentou durante uma entrevista coletiva. Na última década, a OMS declarou Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional em cinco ocasiões:

• Ebola na África Ocidental (2014)
• Poliomielite (2014)
• Zika (2016)
• Ebola na República Democrática do Congo (2019)
• Covid-19 (2020)

O surto atual de varíola do macaco teve o primeiro caso notificado em 7 de maio na Inglaterra. Pouco tempo depois, outros dois pacientes, sem relação com o primeiro, também tiveram diagnóstico da doença no país.

Desde então, a Inglaterra já tem mais de 760 casos confirmados. Em segundo lugar aparece a Alemanha (592), seguida da Espanha (520) e de Portugal (317).

Em todo o mundo, já passam de 3.400 o número de diagnósticos de varíola do macaco, segundo monitoramento em tempo real feito pela iniciativa Global.health, que envolve pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford.

O Brasil tem nove casos confirmados, sendo que oito deles vieram do exterior recentemente. Um paciente no Rio de Janeiro afirmou ter tido contato com estrangeiros.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile