Aluguel comercial em Porto Alegre tem alta de 0,50%, aponta FipeZAP

Imóveis em SP. Foto: Dalia Bastos / USP Imagens / CP

Os preços de venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados em maio oscilaram perto da estabilidade (-0,02%), enquanto os valores de locação desaceleraram frente ao mês anterior, apresentando uma alta de 0,66%, acima da inflação mensal medida pelo IPCA/IBGE. A informação consta do Índice FipeZAP+.

Considerando as 10 cidades onde o segmento comercial é atualmente monitorado, os preços de venda apresentaram um recuo de 0,21% em Porto Alegre. Já em relação ao valor do aluguel de salas e conjuntos comerciais, a alta foi mais generalizada, chegando a 0,50% em Porto Alegre.

No acumulado dos últimos 12 meses, em média, os preços de venda de imóveis comerciais avançaram 0,04%, em contraste aos preços de locação do segmento, que acumularam uma alta nominal de 4,71%. Esses indicadores são inferiores ao acumulado à variação do IPCA/IBGE, que chegou a 11,73% no período. Em Porto Alegre essa variação foi negativa, em 0,20%

Quanto ao comportamento do aluguel comercial nos últimos 12 meses, o Índice FipeZAP+ de Porto Alegre chegou a 1,78%. O preço médio de venda e locação do metro quadrado de imóveis comerciais foi de R$ 8.459/m2, no caso de imóveis comerciais anunciados para venda, e de R$ 39,18/m2 entre aqueles destinados para locação.

Em maio de 2022, o retorno médio do aluguel de imóveis comerciais foi calculado em 5,69% ao ano, superando a rentabilidade projetada para a locação de imóveis residenciais (4,92% ao ano). Mesmo com o ligeiro avanço registrado, a rentabilidade do aluguel (em ambos os segmentos) se manteve baixo do retorno médio esperado de aplicações financeiras de referência nos próximos 12 meses.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile