A 100 dias das eleições, Fachin projeta pleito limpo, transparente e seguro

Magistrado, que preside o TSE até agosto, afirmou que sistema eleitoral vai garantir que a escolha dos eleitores seja respeitada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira, a exatos 100 dias do pleito de outubro, que a Justiça Eleitoral está pronta para realizar eleições “limpas, transparentes e seguras” em 2022.

A votação do primeiro turno ocorre em 2 de outubro, e a campanha eleitoral nas ruas começa a partir de 16 de agosto. No mesmo mês, passa a ser veiculado o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. As convenções partidárias já acontecem a partir de julho.

Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que preside o TSE desde fevereiro, deixa o cargo em agosto, sendo sucedido pelo ministro Alexandre de Moraes, também do Supremo.

O magistrado afirmou que a vontade soberana do povo deve prevalecer e que o sistema eleitoral é seguro e vai garantir que a vontade popular seja computada. “E no Brasil, não há margem para dúvida: voto dado é voto computado, somado e divulgado, consoante os parâmetros éticos e legais”, completou.

O TSE informou que as eleições vão mobilizar mais de 22 mil servidores, mais de três mil juízes e outros três mil promotores, distribuídos em 28 tribunais eleitorais, 2.625 zonas e 460 mil seções espalhadas em todo o país.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile