A defesa do municipalismo aliado ao avanço tecnológico pautou a 40ª edição do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, em Restinga Seca. Com o tema “Conectar os municípios com o amanhã”, o evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) marcou também a cerimônia de posse de Paulinho Salerno (MDB), prefeito da cidade na região da Quarta Colônia, na presidência da entidade. Salerno assume o lugar de Eduardo Bonotto (PP), mandatário de São Borja.
“Quando foi presidente da Federação, o prefeito Bonotto criou câmaras temáticas e me convidou para trabalhar na aproximação da Famurs com empresas de inovação. A ideia é aplicar o avanço tecnológico não somente em nossa gestão, mas também em áreas como a cultura e o patrimônio histórico. A intenção agora é seguir com esse trabalho e ampliá-lo, ainda mais através da atuação dos nossos gestores municipais”, adiantou Salerno.
Já o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, enfatizou, ao se pronunciar durante a solenidade, a importância do movimento municipalista para o Rio Grande do Sul no período do Regime Militar. “O RS sempre foi um baluarte na defesa do municipalismo. Aqui foi a gênese deste grande movimento. Na sua criação, a Confederação dos Municípios se consolidou com o encontro das entidades municipalistas, pois as demais eram ‘pelegas’ do governo da Ditadura”, enfatizou.
Já o governador Ranolfo Vieira Júnior reafirmou a importância dos convênios entre os municípios e o Executivo estadual. “Eu tinha a obrigação de estar aqui e dialogar com os líderes municipais. Já no início da pandemia, nossa gestão criou a cogestão, justamente para ouvir as necessidades dos municípios. E através dos convênios, destinamos R$ 1,3 bi para 493 municípios com o programa Avançar”, salientou.
A programação desta quarta-feira, última manhã do evento, prevê uma palestra com o empreendedor e especialista em Gestão da Inovação Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, CEO da Wise Innovation. Ele vai abordar o implantação de estratégias de inovação e de novas tecnologias para aprimorar a infraestrutura dos municípios.