Seleção de animais por dados de carcaça será destaque no 1º Fórum Promebo na Prática

A ultrassonografia de carcaça vem ganhando espaço entre os criadores brasileiros que buscam velocidade na seleção de animais mais carniceiros. A técnica, que permite que o pecuarista tenha acesso antecipado a informações que só poderiam ser analisadas após o abate, será detalhada pelo zootecnista e proprietário da Meat Science Consultoria, Leandro Lunardini Cardoso, no 1º Fórum Promebo na Prática. O evento, promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), ocorrerá no dia 28 de junho a partir das 8h30min na Associação Rural de Pelotas (RS) e contará com atividades práticas e teóricas.

Lunardini explica que, sem o ultrassom de carcaça, características como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Gordura Intramuscular (Marmoreio) levariam, em média, cinco anos para serem expressadas. “Com o ultrassom, um animal com idade entre 14 e 16 meses já pode ser examinado”, acrescenta. Segundo ele, a ferramenta garante ganhos significativos à seleção. “É possível escalonar e separar o que é descarte, o que vai para o abate, e os animais a serem utilizados como reprodutores para gerar as próximas gerações, melhorando essas características”, pontua.

Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor de genética do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), Fernando Cardoso, falará sobre “Como aumentar a produtividade e rentabilidade do seu rebanho usando as avaliações genéticas e os Sumários de Touros”. A ideia, segundo ele, é rever os conceitos e esmiuçar a interpretação das avaliações. “Isso serve aos participantes do Promebo, mas, o que é ainda mais importante, tem reflexo nos clientes desses produtores e do material genético em geral”, antecipa. Cases de sucesso de criadores que fazem uso do Promebo também fazem parte da programação.

Além de palestras, o Fórum contará com atividade prática. Será realizada durante a tarde  análise conjunta de animais de diferentes raças com base na sua avaliação genética e em seu fenótipo. À noite, a partir das 19h30min, a ANC lançará, na sede da entidade, em Pelotas, o Sumário de Touros e Ventres 2022/2023. “Será um dia com programação intensa e de muito conhecimento”, prospecta a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas.

O evento terá transmissão pela plataforma Zoom. As inscrições são limitadas e devem ser feitas até o dia 26 de junho pelo link tinyurl.com/forumpromebo.

Investimento

Os associados da ANC, inspetores técnicos e avaliadores serão isentos de pagar a taxa de inscrição. Para os demais interessados a taxa é de R$ 100 para participação presencial ou on-line. Vagas presenciais limitadas a 100 inscritos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile