As agências do INSS não atenderam em todo o Brasil ao longo da quinta-feira, dia de Corpus Christi, bem como nesta sexta-feira, esticando o feriadão. Contudo, nem todos os usuários do serviço tiveram conhecimento do fechamento dos pontos de atendimento, fazendo com que muitos deles ainda procurassem os locais e encontrassem apenas portas fechadas.
Em Porto Alegre, na agência da avenida Bento Gonçalves, bairro Partenon, vigilantes cuidavam do local, e não havia placas indicando o fechamento temporário, ao contrário da unidade Centro, na Borges de Medeiros, onde um cartaz anunciava o não-atendimento. Ulisses Rodrigues, morador de Canoas, esteve na agência do Partenon no período da manhã e não pôde ser atendido. “Tinha perícia agendada para hoje. Peguei trem e ônibus para estar aqui”, lamentou ele, que precisou ir embora frustrado.
Já o funcionário público José Luis Banesi, que mora no Centro de Porto Alegre, foi à unidade da Borges para obter uma senha provisória de atendimento. “Estou surpreso que está fechado”, afirmou. De acordo com o órgão federal, esta sexta-feira foi considerado ponto facultativo, conforme portaria decretada nesta semana pelo Ministério da Economia que alterou as datas de feriados nacionais.
A orientação do INSS, neste caso, foi entrar em contato pelo telefone 135, que funcionou tanto na quinta quanto na sexta-feira em horários normais, para reagendar o atendimento, requerer benefícios, emitir extratos e cumprir demais exigências relacionadas. Outra opção é sempre utilizar o portal Meu INSS, tanto aplicativo ou site, onde há uma assistente virtual para esclarecer dúvidas relacionadas aos segurados.