Setor de videogames e acessórios têm novo corte no imposto de importação

Crédito: FreePik

Pela quarta vez, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anuncia um corte no imposto de importação de videogames e acessórios relacionados a partir de julho. Nesta quinta-feira,16, o presidente anunciou a redução das alíquotas de imposto de importação de partes e acessórios de consoles e de máquinas de videogame, de 16% para 12%. Já para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a redução será de 16% para 0%.

Em agosto do ano passado, o presidente da República autorizou uma redução nas alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) justificando que a medida incentivaria “o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no país – o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo”.

Na época, a redução das alíquotas do IPI de 30% para 20% para consoles e máquinas de jogos de vídeo. Para acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, a alíquota foi de 22% para 12%. O imposto para máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, antes de 6%, foi zerado.