Produção e emprego da indústria brasileira têm alta em maio, revela CNI

Crédito: Divulgação/Sefaz

O índice de produção industrial do Brasil chegou a 53,6 pontos em maio. A informação consta da Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em abril, o índice de produção registrou 46,5 pontos. O emprego industrial também apresentou crescimento, acompanhando o impulso da produção, chegando em maio aos 51 pontos, aumentando 0,5 ponto em relação a abril. O índice mostra novo crescimento do emprego, maior e mais disseminado entre as empresas em maio.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria geral foi de 70% em maio, alta de um ponto percentual em relação ao mês de abril de 2022. Em relação a maio de 2021, a UCI se manteve inalterada. O indicador comparativo da UCI de maio de 2022 e de são as maiores para o mês desde 2014, quando a UCI alcançou 71%.

O índice de expectativa de demanda para junho de 2022 foi de 59,1 pontos, maior valor desde setembro de 2021. Em relação ao mês anterior, o crescimento foi de 1,8 ponto. Esse indicador influenciou diretamente o índice de expectativa de compras de matérias-primas e de número de empregados, que também subiram entre um mês e outro.

Para a pesquisa foram entrevistadas 1,8 mil empresas, sendo 730 pequeno porte.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile