Frederico Antunes é homenageado pelo Executivo na despedida da liderança de Governo

Deputado é visto como peça-chave na aprovação dos 242 projetos da gestão na Assembleia

Saída do posto teria acontecido por motivos políticos. Foto: Guerreiro/Agência ALRS

O deputado Frederico Antunes (PP), que deixou a liderança do governo na Assembleia na última sessão plenária, foi homenageado nesta quarta-feira (15) pelo governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). O tucano alterou o protocolo da apresentação da nova etapa do Avançar pela Saúde para agradecer o parlamentar pelos serviços prestados.

Antunes é visto como peça-chave na aprovação de todos os 242 projetos enviados pelo Executivo ao Legislativo desde 2019, quando o então governador Eduardo Leite (PSDB) tomou posse. A saída do posto teria acontecido por motivos políticos, já que o PP terá um candidato próprio ao Palácio Piratini nas eleições de outubro.

“Quero agradecer todos os secretários que tive a possibilidade de conviver nestes anos. Foram incansáveis em dialogar com o parlamento. Esta é a grande amálgama do sucesso das votações que tivemos. O Executivo esteve, permanentemente, à disposição para esclarecer cada assunto que virava projeto de Lei”, ressalta o deputado.

Participaram da homenagem o atual secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o ex-chefe da pasta, Otomar Vivian. Ambos destacaram a disponibilidade de Frederico ao diálogo e as dificuldades enfrentadas pelo parlamentar em negociações polêmicas – como, por exemplo, a ampliação do período de majoração nas alíquotas do ICMS, em 2019.

“Nós tivemos a oportunidade de dar continuidade à relação que tínhamos, de amizade, e da vontade de fazer mais pelo Rio Grande do Sul. Obrigado pela experiência que transmitistes, o apoio que destes. É preciso agradecer também a todos os deputados pelo espaço de construção construído pelos poderes”, afirma Lemos.

Antunes se despediu da liderança do governo, na tribuna da Assembleia, na terça. Segundo a jornalista Taline Oppitz, do Correio do Povo, o deputado Mateus Wesp (PSDB) deve ser o novo representante do governo Ranolfo no Legislativo. A troca, no entanto, ainda não foi formalizada pelo Palácio Piratini.