Semana será movimentada com anúncio da nova taxa de juros aqui e nos EUA

Crédito: Freepick

A semana da economia no Brasil tem um feriado no meio, para quem pode aproveitar e uma nova super quarta-feira, 15, dia em que o Federal Reserve – o banco central norte-americano – e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anunciam suas políticas monetárias que passam a vigorar, respectivamente, nos Estados Unidos e no Brasil, e concentram a atenção dos agentes do mercado.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) anuncia sua decisão, e analistas apontam a expectativa de uma elevação de 0,50 ponto percentual no nos juros, embora a probabilidade de um aumento de 0,75 ponto tenha crescido depois que na sexta-feira, (10), o indicador inflacionário ter assustado os agentes nos EUA. O índice de preços ao consumidor norte-americano subiu 1,0% em maio. Na comparação com abril de 2021, a alta foi de 8,6% (o pior resultado em 12 meses desde dezembro de 1981).

Na quarta de noite, será a vez de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anunciar sua decisão, em reunião na qual a Selic deve o mercado estima ser elevada a 13,25%. O anúncio do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, fechou maio em 0,47%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Houve desaceleração em relação ao mês anterior, quando o índice ficou em 1,06%. No acumulado de 12 meses esse indicador chega a 11,73% e mostra uma desaceleração.

A semana terá também o resultado do volume de serviços prestados em abril, que será conhecido na terça-feira (14), e para o IGP-10 de junho, na quarta-feira (15).

No mercado internacional, destaque para os dados de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos não-rurais da China, que serão conhecidos na noite de terça-feira. Nos EUA, serão divulgadas, ao longo da semana, as leituras de maio da inflação ao produtor, das vendas no varejo e da produção industrial.