Governo investiga segundo caso de varíola do macaco em MG

Primeira possível infecção ainda em apuração é a do policial penal de 41 anos, morto no dia 11

Foto: Wikimedia Commons

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira, que investiga o segundo caso de varíola do macaco no Estado. O paciente é de Ituiutaba, a 685 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nenhum dos dois casos investigados até o momento têm histórico de viagens para o exterior ou contatos próximos que tenham testado positivo para a doença.

O primeiro caso apurado em Minas é do policial penal Josué Jacinto Pereira, de 41 anos, morto no último sábado. Ele morava em Uberlândia, a 537 km de Belo Horizonte, e estava internado em um hospital particular da cidade.

Caso seja confirmado que Josué morreu em decorrência da varíola do macaco, esse seria o primeiro caso de morte relacionada à doença no Brasil. Amostras laboratoriais do paciente foram colhidas e seguem sob avaliação na Fundação Ezequiel Dias. O Ministério da Saúde também foi notificado.

De acordo com o Governo Federal, até a noite desta segunda-feira, três pacientes foram diagnosticados com a doença no Brasil. Dois deles são de São Paulo e o terceiro do Rio Grande do Sul. Todos eles apresentaram os sintomas ao voltarem de países da Europa.