RS tem quase 7 mil vagas de emprego disponíveis

Concurso do IBGE também oferece mais de 5 mil vagas para recenseador em Porto Alegre e Região Metropolitana

Foto: Guilherme Testa/Correio do Povo

A unidade do Sine Municipal de Porto Alegre tem 1.346 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego nesta semana. Ao todo, no Estado, são mais de 6,9 mil vagas abertas, segundo dados da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O número de vagas ofertadas nas Agências FGTAS/Sine, de janeiro a abril de 2022, cresceu 95,6% em comparação ao mesmo período de 2021.

O dado foi divulgado em live apresentada pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier, e pelo diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade. “O número de oportunidades de trabalho ofertadas nas nossas unidades vem crescendo, resultado do trabalho sério e comprometido desempenhado pela equipe e da credibilidade da instituição”. Ele destacou que a intermediação de mão de obra é um serviço gratuito prestado nas Agências, tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores. De janeiro a abril de 2022, foram 41.943 vagas de trabalho no RS, enquanto no mesmo período de 2021 foram disponibilizadas 21.441 oportunidades.

Entre os destaques, o setor de comércio oferece 200 vagas para operador de telemarketing receptivo e 40 para telemarketing ativo. Na construção civil, são 73 oportunidades para pedreiro, 63 para carpinteiro e 61 para eletricista. Também estão disponíveis 18 vagas para pessoas com deficiência: nove para técnico de enfermagem e nove para recepcionista.

O atendimento, na avenida Sepúlveda, esquina com a avenida Mauá, Centro Histórico, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para evitar filas. O interessado pode também retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play. Informações pelo e-mail: [email protected]/.

A unidade do Sine Municipal convida as empresas para participar do Dia D, com ofertas de vagas específicas para pessoas com deficiência. A ação será na quarta-feira, 15, das 9h às 13h. Este é um projeto desenvolvido em conjunto com a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) para a empregabilidade das pessoas com deficiência. O atendimento será no Sine Municipal. Outra oportunidade para as empresas exporem as suas vagas é o Feirão de Empregos, que em junho será realizado no dia 25, no bairro Navegantes. Interessados em ambas as datas podem enviar suas vagas pelo e-mail [email protected]/.

Concursos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para um processo seletivo com 5.185 vagas no Rio Grande do Sul. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios. As inscrições vão até o dia 15/6 e devem ser feitas pelo site do IBGE.

Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo. Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto receberão.

As vagas estão distribuídas por mais de 400 municípios gaúchos. O maior número de vagas se concentra em Porto Alegre (852), Caxias do Sul (343), Canoas (215), Gravataí (175), Novo Hamburgo (163), Viamão (152), São Leopoldo (142) e Alvorada (137). Dentre as 5.185 vagas, 3.138 são para concorrência ampla, 476 reservadas para pessoas com deficiência e 1.570 para pessoas pretas e pardas.

O candidato deverá comprovar se possui ensino fundamental completo, o que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos. Mais informações, pelo site do IBGE.