Vendas do varejo brasileiro sobem 0,9% em abril, mostra IBGE

Crédito: Freepick

As vendas do comércio varejista subiram 0,9% em abril comparado com o mês de março. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com abril de 2021, as vendas do varejo tiveram alta de 4,5% neste ano, em abril de 2022.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano, que tem como base de comparação igual período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 0,8%. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,7% em abril ante março. No Rio Grande do Sul o comércio varejista apresentou uma alta de 0,6% e o varejo ampliado superou o resultado do país, chegando a 1,9% de alta.

Na comparação com abril de 2021, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 1,5% em abril de 2022. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,4% no ano e aumento de 2,2% em 12 meses.

A variação de 0,9% no volume de vendas do comércio varejista, na passagem de março para abril de 2022, teve, em termos setoriais, equilíbrio entre taxas no campo negativo e taxas no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (2,3%), Tecidos, vestuário e calçados (1,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%) tiveram resultados positivos.

Já Combustíveis e lubrificantes (-0,1%), Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7%) tiveram variações no campo negativo. Para o varejo ampliado, tanto a atividade de Veículos, motos, partes e peças (-0,2%) quanto de Material de Construção (-2,0%) tiveram resultados negativos.