Pesquisa CNC revela que 77,4% das famílias brasileiras estavam endividadas em maio

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O percentual de famílias brasileiras endividadas chega a 77,4% no mês de maio, uma alta de 9,8 pontos percentuais na comparação com maio de 2021. Entretanto, a proporção de entrevistados sem condições de pagar as dívidas em atraso ficou em 10,8%, 0,1 ponto abaixo do registrado em abril. Os dados estão na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira, 7, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A inadimplência, medida pela proporção de famílias que relataram ter dívidas em atraso, ficou em 28,7% do total de entrevistados, alta de 0,1 ponto ante abril. “As famílias estão enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas no mês, pois já estão com o orçamento muito apertado não só por conta das dívidas, mas também pela inflação ao consumidor acima dos 12% anuais.

O comprometimento médio da renda familiar com dívidas chegou a 30,4% em maio, a maior proporção desde agosto de 2021. Do total de endividados, 22,2% precisaram de mais de 50% da renda para pagar dívidas com bancos e financeiras, proporção mais elevada desde dezembro de 2017″, diz a nota divulgada pela CNC.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile