Montadores registram aumento de produção e vendas de veículos novos em maio

Foto: Mauro Schaefer / CP

A venda de veículos no Brasil atingiu o melhor resultado desde o início do ano, com uma alta de 27% em maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O resultado divulgado nesta terça-feira,7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), embora apresente uma queda de 0,9%, ficou próximo do total vendido no mesmo período do ano passado.

Com o resultado, o recuo das vendas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano ficou em 17%, num total de 740 mil unidades. No mesmo período, a produção do setor cresceu 10,7%, chegando a 205,9 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

As exportações, que têm a Argentina como principal destino, subiram 24,6% em maio comparado com igual período de 2021. Na comparação com abril, as exportações do mês passado – um total de 46,1 mil veículos – tiveram alta de 2,8%.

Com isso, os embarques chegam a 198,9 mil unidades no total desde o início do ano, 19,4% a mais do que nos cinco primeiros meses de 2021. O balanço mostrou também que as montadoras de veículos abriram 97 vagas de trabalho em maio, totalizando o emprego para 101,8 mil pessoas.