Brasileiro ainda sonha em comprar casa própria com dinheiro do FGTS

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Pagar dívidas usando o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) parece que está fora das prioridades da maioria dos brasileiros. Uma pesquisa do Instituto Opinion Box, encomendada pela Serasa e Banco Pan, revela que apenas 3 em cada 10 brasileiros usariam o fundo para pagar contas e limpar o nome. Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, divulgado em março pela Serasa, revelam que o Brasil tem 65,69 milhões de pessoas inadimplentes.

O levantamento foi feito com 2.132 brasileiros, de forma online, entre os dias 12 e 22 de abril, com o objetivo de apontar o conhecimento dos trabalhadores sobe as formas de uso do FGTS.  Do total, só 17% concordaram que usariam o dinheiro do saque para pagar contas e 10% para limpar o nome.

O sonho, no entanto, permanece. Do total, 45% ainda projeta comprar a casa própria enquanto 33% pretendem investir na abertura de um negócio próprio. Apenas 20% pensam em usar para cuidar da saúde. Chama a atenção o número de 38% não tem ideia de quanto possui em sua conta do FGTS, sendo que 16% não sabe fazer a consulta e 22% desconhecem o valor acumulado.