Semana na economia marca divulgação do IPC de maio

Crédito: Freepick

A segunda semana de junho começa com atenção dos mercados para a trajetória das taxas de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE). No Brasil, na quinta-feira, 9, o IBGE divulga os dados de inflação ao consumidor do IPCA de maio. Analistas de mercado projetam um aumento 0,58% frente abril, o que seria um indicador bem inferior aos 1,06% de abril, o que acumulou um volume de 12,13% em 12 meses.

Antes disso, o IGP-DI de maio será divulgado na quarta-feira, 8, para o qual é estimado um índice de 0,70%.

Mas outros mercados também terão a divulgação de indicadores de inflação. Há na agenda o índice de preços ao consumidor na China, na quinta, e nos Estados Unidos, na sexta-feira. Nesse mesmo dia, sai o índice de preços ao produtor no Japão.

Já os dados macroeconômicos que dependem do Banco Central continuam com a divulgação suspensa. Isso porque a greve dos servidores da instituição monetária impede a normalidade da liberação dos dados. O BC, no entanto, anunciou que fará uma “atualização parcial” da Pesquisa Focus às 8h30 desta segunda-feira, 6. Os dados, com uma parcial das projeções de mercado feitas até a sexta-feira, 3, serão liberados por meio de uma nota à imprensa.