Caged aponta que RS tem menor número de vagas abertas com carteira assinada no ano

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Rio Grande do Sul registrou um dos menores saldos de empregos com carteira assinada em 2022, totalizando 8,9 mil empregos em abril. A informação foi liberada nesta segunda-feira, 6, pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Entretanto, comparado com abril do ano passado, houve um salto, pois em naquele mês de 2021 o saldo foi negativo em 2,4 mil empregos (contratações menos demissões).

A evolução de empregos com carteira assinada no RS inclui 16,9 mil em janeiro, subindo para 25,7 mil em fevereiro. Depois disso, houve uma queda para 10,6 mil em março, chegando ao valor de 8,9 mil em abril. Na Região Sul, os gaúchos têm o melhor desempenho na abertura de vagas em abril.  Em 2022, o número de empregos com carteira assinada no Rio Grande do Sul tem um saldo acumulado que supera as 62,3 mil vagas.

Já o Brasil foi responsável pela abertura de 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano. O resultado líquido (contratações menos demissões) de vagas formais em abril representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89,5 mil empregos. Em abril, foram criados 1,85 milhão de empregos formais, ao mesmo tempo em que 1,66 milhão de trabalhadores foram demitidos.