Brasil abre 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Brasil foi responsável pela abertura de 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano. A informação foi liberada nesta segunda-feira, 6, pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e com atraso “por problemas técnicos.

O resultado líquido (contratações menos demissões) de vagas formais em abril representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89,5 mil empregos. Em abril, foram criados 1,85 milhão de empregos formais, ao mesmo tempo em que 1,66 milhão de trabalhadores foram demitidos.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não inclui os informais. Já os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).são obtidos por meio de pesquisa domiciliar e abrangem também o setor informal da economia. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril, para o menor nível desde 2016, mas a falta de trabalho ainda atinge 11,3 milhões de brasileiros.