Confiança do comércio cresce 7,4 pontos em maio, aponta FGV

Crédito: Freepick

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) cresceu 7,4 pontos em maio, para 93,3 pontos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 30, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,1 pontos.

Para Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), a confiança do comércio voltou a subir em maio após dois meses em queda. “A melhora ocorre tanto na avaliação dos empresários em relação ao momento atual quanto por melhores perspectivas futuras”, avaliou, em nota oficial.

Em maio, houve melhora na confiança nos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 8,2 pontos, para 101,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) aumentou 6,1 pontos, para 85,7 pontos.

O indicador atual ultrapassa os 100 pontos influenciado pela recuperação da demanda pelo terceiro mês consecutivo. Apesar da alta do IE, reflete apenas uma redução do pessimismo dos empresários, já que o índice permanece em patamar mais baixo.

“A liberação de recursos pode estar ajudando o cenário favorável do segundo trimestre, mas a continuidade para o médio prazo ainda depende de reduções da incerteza, melhora da confiança do consumidor e evolução das variáveis macroeconômicas”, completou Tobler.