Confiança do comércio tem alta de 5,7% em maio, revela CNC

Crédito: Divulgação/FCDL-RS

Os comerciantes brasileiros ficaram mais otimistas em maio. É o que demonstra um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) com uma alta de 5,7% em relação a abril, para 120,2 pontos, o segundo mês consecutivo de avanços, e um aumento de 31,6% na comparação com maio de 2021.

O componente que avalia as Condições Atuais do Empresário do Comércio avançou 11,8% em maio ante abril, para 102,2 pontos. O componente de Expectativas do Empresário do Comércio cresceu 3,7%, após quatro meses consecutivos de quedas, para o patamar de 150,8 pontos. O item que mede as Intenções de Investimentos subiu 3,5% em maio ante abril, para 107,5 pontos.

A CNC destacou ainda que houve melhora da confiança entre as empresas varejistas de pequeno porte. O indicador de confiança cresceu 10,2% em um ano entre os grandes varejistas, enquanto a expansão entre os pequenos empresários do setor no período foi de 32%.