Quase metade dos pacientes à espera de internação em Porto Alegre vive em outros municípios

Conforme Secretaria Municipal de Saúde (SMS), maior demanda de hospitalizados está concentrada nos leitos de enfermaria para adultos, com 304 solicitações

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Um levantamento da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta quinta-feira, indicou que 49% dos 396 pacientes à espera de internação nos pronto-atendimentos ou emergências dos hospitais da Capital são moradores de outros municípios.

Ainda de acordo com dados do órgão, desse total, 304 solicitações são referentes a hospitalizações de adultos em leitos clínicos, de baixa ou média complexidade. Segundo o titular da Saúde no município, o secretário Mauro Sparta, a orientação é para que as pessoas priorizem a busca por atendimento nas cidades de origem, a fim de evitar a superlotação da rede hospitalar.

Entre os quatro pronto-atendimentos, todos atendem acima da capacidade, conforme a SMS. Segundo a Pasta, a ocupação geral é de 165,56%. Já nas emergências dos hospitais a taxa média de de ocupação é de 141,78%. O painel reúne dados do Hospital de Clínicas, Nossa Senhora da Conceição, Instituto de Cardiologia, Santa Casa, Hospital da Restinga e Extremo-Sul e Hospital Vila Nova.

Devido a esse cenário, o órgão orienta que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde da Atenção Primária, cujos endereços podem ser consultados aqui.

Mais leitos

No final da semana passada, a prefeitura anunciou, em parceria com o Hospital Independência, mais 20 leitos de enfermaria para adultos em Porto Alegre. As vagas podem ajudar a desafogar os serviços de saúde, possibilitando o atendimento de mais pessoas. “Com as novas vagas, a capital já soma 131 leitos abertos, entre adultos e pediátricos, ao longo do mês de maio”, finaliza o secretário.