Quase 27 milhões já declararam IR 2022, diz Receita

Prazo para envio de documentação vai até o dia 31

Na imagem, aplicativo do IR da Receita | Foto: Edu Garcia / R7

A Receita Federal informou nesta quinta-feira que já foram entregues 26.980.266 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. Segundo o órgão, a expectativa é que 34,1 milhões de brasileiros enviem a documentação até 31 de maio, quando termina o prazo.

No Rio Grande do Sul, a Receita espera que 2,4 milhões de declarações sejam enviadas até o dia. O órgão alerta que quem estiver obrigado a entregar o documento até o fim do prazo estará sujeito à multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá até 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Nessa terça-feira, a Receita liberou a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Este lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário para 3.383.969 contribuintes será realizado na próxima terça-feira no valor de R$ 6,3 bilhões.