PRF afasta agentes ligados à morte de homem por asfixia em Sergipe

Corporação informou que 'está comprometida com apuração'; vítima, que tinha esquizofrenia, inalou gás em viatura

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, em nota oficial nesta quinta-feira, que afastou das atividades os dois agentes suspeitos de ter provocado a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, na cidade sergipana de Umbaúma, na tarde de terça. O homem morreu depois de ser algemado, levado à viatura e trancado no porta-malas, onde inalou um gás ainda não identificado. O vídeo que mostra o momento viralizou em redes sociais desde a publicação.

Genivaldo sofria de esquizofrenia, havia cerca de 20 anos, era tratado com remédio controlado e tinha sido afastado do trabalho, de acordo com a família.

Os agentes da PRF abordaram a vítima, que percorria de moto na BR-101. A dupla colocou o homem dentro do porta-malas da viatura à força. A gravação mostra o momento exato em que um dos policiais segura a tampa do porta-malas, e o outro joga, dentro do espaço fechado, um tipo de gás.

Uma fumaça branca sai do veículo. Após alguns minutos, quando abrem a porta, os agentes já veem Genildo desacordado. Embora tenha sido levado a um hospital, o homem não resistiu.

A PRF garante que as técnicas que foram utilizadas são de imobilização, e que os materiais tinham potencial inofensivo.

Genivaldo era casado e deixa um filho. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, a necrópsia identificou, de forma preliminar, que vítima teve como causa da morte “insuficiência aguda secundária a asfixia”. Após a conclusão, os laudos serão encaminhados à Polícia Federal.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile