Inter mira evolução após passar de fase na Copa Sul-Americana

Colorado contará com os reforços de Alan Patrick e Pedro Henrique

Inter mira evolução após passar de fase na Copa Sul-Americana | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP

Depois de cumprir sua “obrigação”, agora o Inter tem como objetivo a evolução como time, especialmente em alcançar um desempenho equilibrado em todos os setores. A obrigação, no caso, foi a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, na definição do próprio técnico Mano Menezes. Afinal, o Inter goleou o 9 de Octubre, deslanchando no segundo tempo, mas os adversários eram os reservas do lanterna do Campeonato Equatoriano, que sequer trouxe um banco de suplentes completo ao Beira-Rio.

Aliás, o jogo de terça-feira foi um resumo dos últimos desempenhos colorados. O time melhorou, mas ainda faltam detalhes importantes. Desde a chegada de Mano, a equipe tem mais solidez defensiva, mas ainda vaza em lances individuais – no gol do 9 de Octubre, Renê perde a bola, a zaga é superada pelo alto e Daniel não consegue defender. Do meio para a frente, o time tem volume de jogo e articulação, até uma certa imposição. Mas sofre para criar chances claras e, mais ainda, para convertê-las.

A boa notícia para os colorados é que o treinador não se esconde atrás dos números ou do placar elástico. Além de dizer que passar da fase de grupos era apenas obrigação, ele comemorou a ascensão da equipe sem deixar de admitir que ainda precisa melhorar. “Não basta só vontade. Eu prometi a eles um time organizado. A partir da organização coletiva, o talento individual vai começar a aparecer. Podemos evoluir”, acredita.

“No primeiro tempo, tivemos resquícios do passado. Os fantasmas voltam. Senti uma ansiedade na equipe e no torcedor, e nos desorganizamos um pouco. Fizemos coisas que não estavam corretas”, admitiu o treinador. “O intervalo foi só para isso, colocar de volta as coisas no lugar, retomar e consertar algumas coisas, e aí o resultado veio. Nos tornamos melhores”, disse.

O Inter joga segunda-feira contra o Atlético-GO, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Maurício, com um entorse no joelho, e Alemão, que sentiu no aquecimento quando iria entrar no jogo, são dúvidas. Alan Patrick e Pedro Henrique, que não estavam inscritos na fase inicial da Sul-Americana, voltam a ficar à disposição.