Cultura reabre inscrições para o Auxílio Emergencial Giba Giba

Serão disponibilizadas 300 vagas

Foto: Alex Rocha/PMPA

A Secretaria Municipal da Cultura reabre, nesta sexta-feira (27), as inscrições para os solicitantes ao benefício do Auxílio Emergencial Giba Giba. Serão disponibilizadas 300 vagas, destinadas aos profissionais que ainda não tenham realizado suas inscrições ou ainda não tenham entrado com recurso no período previsto em caso de inabilitações. Até o momento, mais de 3 mil pessoas já receberam o benefício.

Aberto em 5 de janeiro de 2022, com previsão de atendimento de até 5 mil profissionais da cultura de Porto Alegre com uma parcela única de R$ 800, o auxílio havia fechado o sistema de cadastramento no mês de abril, buscando a realização de balanço geral, uma vez que fora atingido o número de 5 mil inscrições realizadas. Após esta etapa de balanço, restaram 300 vagas a serem preenchidas.

O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços. As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; Carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design.

O benefício é realizado a partir dos recursos recebidos pelo edital da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, financiados pelo Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.

Requisitos

– Ser pessoa física
– Ser maior de 18 anos
– Residir em Porto Alegre
– Não ser aposentado/pensionista
– Não estar no regime CLT (com carteira assinada)
– Não ser funcionário público