Aras arquiva notícia-crime de Bolsonaro contra Moraes

Ação semelhante já tinha sido barrada no Supremo pelo ministro Dias Toffoli, mas presidente pediu julgamento no Plenário

Foto: Pedro França / Agência Senado

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu arquivar uma notícia-crime apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Na ação, o chefe do Executivo acusou o magistrado de abuso de autoridade.

A notícia-crime havia sido apresentada pelo presidente em razão de inquéritos abertos por Moraes para apurar fake news, ataques contra o Supremo, milícias digitais e atos contra a democracia. Bolsonaro afirmou que o ministro violou o devido processo legal.

Para o chefe do Executivo, o magistrado “estendeu as investigações de forma injustificada; não franqueou às defesas acesso a elementos de prova já amealhados aos autos; prestou informação inverídica sobre processo judicial em andamento; e exigiu o cumprimento de medida cautelar sem previsão legal”.

Ao analisar o caso, o ministro Dias Toffoli negou seguimento, por entender que não existem indícios mínimos de materialidade de ato criminoso por parte do colega de Tribunal. No entanto, o presidente decidiu apresentar a acusação também na PGR.

Augusto Aras destacou que ação semelhante já tinha sido arquivada no Supremo, e para evitar duplicidade de ações, tomou decisão semelhante no âmbito do Ministério Público.

Leia mais:

Bolsonaro vê Moraes como “parcial” e garante ter “pouco contato” com Daniel Silveira

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile