Cade aprova compra de supermercados do grupo Big pelo Carrefour

Será necessária a venda de algumas unidades de autosserviço (supermercado, hipermercado, atacarejos ou clubes de compras) do grupo

Crédito: Divulgação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (25) a compra de lojas do Grupo Big pelo maior varejista do país, Carrefour Brasil, com restrições que já tinham sido acordadas pelas empresas junto ao órgão de defesa da concorrência. A decisão foi unânime, com os conselheiros Lenisa Rodrigues Prado, Luis Henrique Bertolino Braido, Gustavo Augusto Freitas de Lima e Sérgio Costa Ravagnani, acompanhando o voto do relator Luiz Augusto Hoffmann. Em janeiro, a superintendência-geral do Cade já tinha recomendado a aprovação da transação, condicionando o negócio à venda de algumas lojas de atacarejo.

O número aumentou em seis unidades a proposta inicialmente feita pela Superintendência-Geral que, em janeiro, havia sugerido a aprovação da operação desde que cumpridas algumas condições (remédios) como essa venda de unidades. Também foram fixados remédios comportamentais que dizem respeito a monitoramento do cumprimento da operação ou outras condições.

A operação analisada pelo Cade consiste na aquisição da totalidade das ações de emissão do grupo Big Brasil pelo Atacadão, anunciada em março, por R$ 7,5 bilhões — maior transação já vista no varejo nacional, em valor. O negócio faz do Carrefour a segunda maior rede varejista da América Latina, atrás apenas da Walmex, operação do Walmart no México e em mais cinco países latinos.

Na prática, são 386 lojas objeto de aquisição por parte do Atacadão. O Big, controlado pela gestora Advent e pelo Walmart e formado por sete marcas (Big, Big Bompreço, Nacional, Super bompreço, Sam’s Club, Todo Dia e Maxxi Atacado), concentrava as redes de supermercado e hipermercado que eram do Sonae, no Sul, e do Bompreco no Nordeste. Dessas sete, devem desaparecer Big e Maxxi, segundo informações apuradas em março. Os hipermercados BIG e Bompreço serão convertidos em bandeiras Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club. O Maxxi deve virar Atacadão. Com o Big, o Carrefour passa a ter 876 lojas e R$ 100 bilhões em vendas anuais.