Estudo revela que 22% dos brasileiros planeja ter um plano de dados 5G

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Nos próximos 12 meses, 22% dos brasileiros pretendem adotar planos de dados 5G, tendo como motivação a necessidade de troca do smartphone e de planos de dados. O cenário é o resultado do estudo “Futuro da Conectividade do Consumidor na América Latina” feita pela consultoria IDC Brasil. No mesmo levantamento, entretanto, 74% dos brasileiros conhecem pouco ou nada sobre o assunto.

Segundo a pesquisa, entre os consumidores que não pretendem migrar tão cedo para o 5G, os motivos citados são satisfação com o aparelho atual e preocupação com preços de smartphones e de planos de dados com a chegada do 5G. A pesquisa feita no fim de abril, ouviu 3.004 pessoas na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia, Peru, México e Argentina), sendo 723 no Brasil.

Para 42% dos entrevistados na região, o 5G vai “transformar totalmente a forma como acessam a internet” enquanto 40% disseram que as redes mudarão a forma como assistem a vídeos on-line. Entre outras vantagens estão a forma de jogar games, trabalhar e fazer compras on-line.

O estudo identificou que 67% dos brasileiros restringem apps por conta do consumo de dados móveis. Em relação ao grau de entendimento sobre o 5G, 36% dos brasileiros dos brasileiros disseram ter bom conhecimento sobre a tecnologia, seu uso e funcionalidade.