Saque do FGTS será liberado para mais dois grupos de trabalhadores nesta semana

Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um novo grupo de trabalhadores terá liberado o saque FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), com valores disponíveis de até R$ 1 mil esta semana. O calendário prevê a disponibilidade de recursos financeiros para quem nasceu em agosto e setembro nos dias 25 e 28 de maio, respectivamente.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o governo federal disponibilzou R$ 30 bilhões para cerca de 42 milhões de trabalhadores. E os trabalhadores não precisam mais ir até uma agência da Caixa para realizar o saque FGTS, que pode ser liberado por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Para verificar a disponibilidade, o trabalhador deve realizar uma consulta por meio do site fgts.caixa.gov.br ou no aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

O prazo para saque termina em 15 de dezembro. Caso o dinheiro não seja resgatado, retirado ou transferido para uma conta corrente, ele volta para a conta vinculada do FGTS depois dessa data. O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.