Fiergs estima que RS precisa qualificar 758 mil trabalhadores até 2025

Foto: Divulgação / Fiergs

Até 2025, o Rio Grande do Sul precisará qualificar 758 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 149 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 609 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. Dessa forma, os investimentos nos próximos quatro anos devem ser direcionados em aperfeiçoamento (80%).

Nesta quarta-feira, 25, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), anuncia um investimento de grande porte em educação através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS).

Conforme o relatório Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, do Observatório Nacional da Indústria, existe uma demanda de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Em parceria com os sindicatos industriais do Estado, o Senai-RS lançou um programa para capacitação de desempregados de forma gratuita, com o objetivo de auxiliar diretamente a falta de recursos humanos capacitados para o setor. São mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação no Estado.

As áreas com maior demanda por formação são: Transversais, Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, e Couro e Calçados. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.