Vacinação contra gripe e Covid-19 segue hoje em quatro locais na Capital

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a Covid-19 neste sábado em quatro locais de Porto Alegre: unidades de saúde Santa Marta e Mapa, para crianças, e Shopping João Pessoa, para adultos. O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h. Já a unidade móvel estará no Campo do Piriquito, no bairro Vila Nova, Zona Sul, das 10h às 16h, com vacinação contra a gripe e Covid-19 para crianças e adultos. Neste domingo, não haverá vacinação.

Vacinação de crianças contra Covid-19 – A primeira dose estará disponível para crianças de 5 a 11 anos, das 9h às 16h. A segunda dose de Coronavac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação. No caso da segunda dose, é preciso apresentar carteirinha de vacinação.

Vacinação de adultos contra Covid-19 – A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A terceira dose estará disponível para imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses. Com relação às demais vacinas, estão aptas todas as pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há quatro meses, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há oito semanas.

Quarta dose – Já a quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 65 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta doses, além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Gripe – A vacina da gripe estará disponível para pessoas acima de 55 anos, profissionais de saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores das categorias acima mencionadas, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.

Sintomas respiratórios – Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.

Serviço:

Sábado, 21:

Vacinação contra a gripe e Covid-19 para crianças – 9h às 16h:

Unidade de Saúde Santa Marta – Rua Capitão Montanha, 27 – Bairro Centro Histórico

Unidade de Saúde Mapa – Rua Coronel Jaime Rolemberg de Lima, 92 – Bairro Lomba do Pinheiro

Vacinação contra a gripe e Covid-19 para adultos – 9h às 16h:

Shopping João Pessoa – avenida João Pessoa, 1831 – Farroupilha – 9h às 16h

Vacinação contra a gripe e Covid-19 para crianças e adultos – 10h às 16h:

Campo do Piriquito (av. Vicente Monteggia, 2709, bairro Vila Nova)

Pronto-atendimentos 24h para pessoas com sintomas respiratórios:

PA Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza

PA Bom Jesus – rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus

PA Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro

UPA Zona Norte Moacyr Scliar – rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile