Farsul lança o Índice de Custos de Leite Cru

Seis Comissões da Farsul realizaram encontro durante a 43ª Expoleite e 16ª Fenasul que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 18 a 22 de maio. Nas reuniões foram apresentados um dashboard com informações sobre a ovinocultura no estado e o Índice de Inflação de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC). Ambos desenvolvidos pela Assessoria Econômica da Federação. Os dados estarão disponíveis para consulta na próxima semana no Farsul Big Data.
Logo no primeiro dia do evento (18), a Comissão de Ovinos, coordenada por Elisabeth Lemos, realizou seu encontro. A analista de Conjuntura Econômica, Danielle Guimarães, foi responsável por apresentar o novo dashboard que traz os números do rebanho gaúcho e abates por município. Na mesma data, as Comissões de Grãos (Milho, Soja e Feijão), do Seguro e Crédito Rural (coordenadas pelo vice-presidente, Elmar Konrad), e do Trigo e Culturas de Inverno (coordenada pelo diretor, Hamilton Jardim), promoveram reunião em conjunto para tratar do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) e suas aplicações em relação a tempo e clima como ferramenta de suporte ao setor agropecuário do Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (19), no encontro Comissão do Leite e Derivados (coordenado pela diretora da Farsul, Márcia Muller) foi demonstrado o novo indicador da Farsul, Índice de Inflação de Insumos para a Produção de Leite Cru (ILC). Objetivo do indicador é suprir os produtores rurais de dados e informações que possam auxiliá-los nas discussões que envolvem a cadeia do leite. O ILC também foi pauta da reunião da Aliança Láctea Sul-Brasileira ocorrida na Casa da Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, nesta sexta-feira, que teve a presença do presidente da Farsul, Gedeão Pereira. Ainda na quinta-feira, a Comissão da Fruticultura, sob coordenação de Elson Schneider, discutiu a proposta da a Nova Lei do Vinho, comercialização da uva e formas de pagamentos.

Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul