Aumenta para 58 o número de casos investigados de hepatite aguda no Brasil

Rio Grande do Sul segue com cinco suspeitas, de acordo com Ministério da Saúde

Hepatite misteriosa é investigada no Rio Grande do Sul | Foto: Cristine Rochol / PMPA / CP

Aumentou para 58 o número de casos com suspeita de hepatite aguda no Brasil. De acordo com a pasta, o Rio Grande do Sul segue no monitoramento de cinco suspeitas da doença. Até o momento não foi confirmado nenhum caso no Brasil.

Outros 12 casos suspeitos estavam sendo investigados, mas já foram descartados pelo Ministério da Saúde. Uma Sala de Situação foi criada pela Saúde para monitorar e acompanhar os casos de hepatite aguda no país. A iniciativa do governo federal tem como objetivo apoiar a investigação de casos da doença notificados em todo Brasil, bem como o levantamento de evidências para identificar possíveis causas.

Além de monitoramento, a sala vai padronizar informações e orientar os fluxos de notificação e investigação dos casos para todas as secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como para os laboratórios centrais e de referência de saúde pública.

Conforme a Saúde, o aumento de casos notificados é esperado e não significa agravamento da situação, e sim de maior sensibilidade da rede de saúde em razão da criação da sala e da padronização do fluxo e da ficha de notificações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a hepatite é uma inflamação que atinge o fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos (hepatite viral) e agentes não infecciosos. A infecção pode levar a uma série de problemas de saúde, que podem ser fatais. Embora a síndrome atinja pacientes de até 16 anos de idade, a maioria dos casos está na faixa de 2 a 5 anos.

Casos em investigação

SP(23), MG(8), RS(5), PE(4), RJ(4), MS(3), SC(3), PR(2), ES(2), GO(2), RN(1) e MA(1)

Casos descartados

SP(3), SC(2), RJ(2), MS(2), PR(1), MG(1), PE(1)

*Com informações do repórter Lucas Eliel