Acolhimento a moradores de rua no Ginásio Tesourinha é encerrado nesta sexta na Capital

Maior parte dos moradores que procuraram o local nesta quinta foram encaminhados para albergues e pousadas

Foto: Mateus Raugust/ PMPA

O Ginásio Tesourinha que serviu de abrigo para acolher moradores em situação de rua na Capital não será mais utilizado para essa finalidade a partir desta sexta-feira (20). A decisão da prefeitura de Porto Alegre ocorre em razão da onda de frio intenso ter dado uma trégua e por conseguir encaminhar esse público para albergues e pousadas.

Na noite dessa quinta-feira, 48 pessoas procuraram o ginásio, localizado no bairro Menino Deus. Desse número, 19 realmente passaram a noite no local. Quinze foram levados para albergues municipais e outros 12 para pousadas conveniadas com o município. Em toda a rede de assistência, 554 pessoas foram acolhidas, sendo 240 em albergues e 314 em pousadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o ginásio será mantido como alternativa de retaguarda para ser acionado caso seja identificada uma necessidade. A prioridade, a partir de agora, será atender esse público com as vagas já existentes em espaços com infraestrutura permanente.

Foram, ao todo, três noites de atendimento no local que disponibilizou colchões, área para banho, espaço pet e alimentação. Nas duas primeiras noites da força-tarefa, o Ginásio Tesourinha recebeu 46 e 48 pessoas, respectivamente. A partir de 4 de junho, a prefeitura deve lançar oficialmente a Operação Inverno, com ampliação da oferta de vagas para acolhimento. Algumas ações de abordagens da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) já tiveram início nesta semana.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile