PSDB quer reunião com Doria para convencê-lo a deixar candidatura

Intenção da cúpula tucana é apoiar Simone Tebet (MDB) na disputa à Presidência

Foto: Valter Campanato / ABr / Divulgação

Lideranças do PSDB querem se encontrar com o ex-governador de São Paulo, João Doria, na segunda-feira. A intenção da cúpula tucana é convencê-lo a desistir da candidatura à Presidência da República, em apoio à senadora Simone Tebet (MDB-MS). Até agora, entretanto, não há acordo. Na terça-feira, as cúpulas do PSDB, do MDB e do Cidadania se reúnem em Brasília, às 15h, para referendar o apoio a Simone.

A ideia dos líderes tucanos é tentar encontrar um acordo para evitar uma ruptura pública e conturbada com Doria, que se recusa a desistir da pré-candidatura.

O R7 apurou que não há uma proposta pronta para ser apresentada ao ex-governador. O principal argumento das lideranças tucanas é que uma pesquisa interna mostra que 56% dos brasileiros são contra a polarização e não querem votar em Lula ou Bolsonaro. O mesmo levantamento, segundo uma fonte do partido, aponta que a terceira via só deve ser bem-sucedida se for representada por uma candidatura única. O nome da senadora aparece com mais possibilidade de vitória em relação ao do ex-governador.

Consenso
Nessa quinta-feira, lideranças do PSDB, Cidadania e MDB se reuniram em Brasília e chegaram a um consenso quanto à escolha de Simone Tebet. Participaram do encontro os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do MDB, Baleia Rossi. Dória não participou desses encontros e disse que não recebeu nenhum comunicado.

Doria venceu prévias conturbadas e que, desde o início, tiveram a legitimidade contestada. O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também tentou lançar a própria candidatura apesar de ter sido derrotado pelo paulista na votação interna.