Presidente da Petrobras deve se encontrar com Bolsonaro no Rio

Chefe do Executivo participa de almoço oferecido por congresso sobre mercado de carbono nesta quinta, no Jardim Botânico

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pressionado para conter os reajustes nos preços dos combustíveis no país, o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, deve se encontrar com Jair Bolsonaro nesta quinta-feira durante congresso sobre mercado de carbono, no Rio de Janeiro.

Bolsonaro vai participar de um almoço oferecido pelo congresso, coordenado pela Petrobras, Banco do Brasil e Ministério do Meio Ambiente. A reportagem apurou que Coelho também participa do almoço, no Jardim Botânico.

Há expectativa de que o presidente da República discurse. Coelho não deve se pronunciar publicamente, uma vez que palestrou, na última quarta-feira, no painel de abertura do evento.

O encontro busca promover debates sobre o mercado de crédito de carbono e apresentar estratégias corporativas e projetos e cases para impulsionar negócios verdes. De acordo com os organizadores, houve um crescimento exponencial do mercado mundial de carbono nos últimos anos, “especialmente o voluntário, em que empresas e pessoas físicas podem adquirir créditos para compensar suas emissões”.

Bolsonaro, que busca a reeleição neste ano, critica de forma recorrente a estatal, que registrou lucro de R$ 44 bilhões no primeiro trimestre deste ano, e a política de preços adotada. O presidente chegou a chamar os rendimentos de “estupro”.

A Petrobras adota o modelo Preço de Paridade Internacional (PPI), fazendo com que o preço da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional. Recentemente, o presidente se recusou a comentar uma eventual troca no comando da estatal. “Pergunta para o Adolfo Sachsida. Ele é o ministro de Minas e Energia e trata disso”, disse Bolsonaro a apoiadores na Praça dos Três Poderes, no último domingo.

Posse de ministros do Tribunal Superior do Trabalho
O retorno de Bolsonaro a Brasília está previsto para as 16h30min. O presidente participa da sessão solene de ratificação de posse de ministros no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Serão empossados Alberto Bastos Balazeiro, Amaury Rodrigues Pinto Junior e Morgana de Almeida Richa, além do desembargador Sérgio Pinto Martins. A solenidade está marcada para as 17h no plenário do tribunal.